Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela. O problema é que quem é adepto dessa comidinha também já deve ter ouvido falar que o produto faz mal, e uma pesquisa recente mostra que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio. As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.
sábado, 21 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Entre os 10 mais importantes...
O lançamento da enciclopédia Wikipedia, o surgimento do celular iPhone e a eleição do presidente norte-americano, Barack Obama, estiveram entre os dez momentos mais influentes da internet nos últimos dez anos, de acordo com os prêmios Webby.
Outro evento destacado pela Academia de Artes e Ciências Digitais, sediada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que organiza os prêmios Webby desde 1996, foi a eleição iraniana neste ano, quando os protestos demonstraram a força do Twitter e de outras mídia sociais na reformulação de uma democracia.
"A internet é a história da década porque foi a catalisadora de mudanças não apenas em todos os aspectos de nossas vidas cotidianas, mas em tudo mais, do comércio e comunicação à política e cultura pop", afirmou David-Michael Davies, diretor executivo do Webby Awards. "O tema recorrente entre todos os marcos que nossa lista menciona é a capacidade da internet para contornar os sistemas do passado e entregar mais poder às pessoas comuns", acrescentou.
Link da imagem.
Postado por
cientec
às
15:56
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Tecnologia
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Cirurgia com células-tronco no lugar de silicone...
Mulheres que sofreram cirurgias de mastectomia podem logo ter uma nova opção para a cirurgia plástica de reconstrução das mamas: uma equipe de pesquisadores do Instituto de Microcirurgia Bernard O’Brien, na Austrália, está desenvolvendo uma terapia com células-tronco para que o próprio corpo trabalhe para a recuperação do seio. De acordo com os pesquisadores, experimentos realizados com animais foram bem-sucedidos e testes em humanos começarão a ser realizados em aproximadamente três meses. Eles também acreditam que serão necessários três anos de estudos antes do desenvolvimento definitivo da técnica. O novo procedimento é realizado com a inserção de uma peça biodegradável no peito da mulher, com o formato do seu seio natural. A peça irá conter céulas-tronco do tecido gorduroso da própria mulher, que irão crescer e recriar a gordura presente no seio feminino. Phillip Marzella, que participou do estudo, afirma que a técnica é uma opção melhor que o implante de silicone ou outras cirurgias complexas. Os primeiros testes serão feitos com uma peça não-biodegradável, mas os pesquisadores esperam logo desenvolver uma peça biodegradável, afirma Marzella. “Assim, a gordura pode crescer dentro da peça e depois ela desaparecerá do corpo naturalmente”, diz o pesquisador. Segundo Marzella, duas abordagens foram feitas pela equipe para desenvolver a técnica. “A natureza abomina o vácuo, então como a peça é vazia, o corpo se encarrega de preenchê-la”, diz. “Para a segunda abordagem nós desenvolvemos uma substância semelhante a um gel, que injetamos dentro da peça e que ajuda a estimular o crescimento”, afirma o pesquisador. Técnicas semelhantes já foram testadas para a reconstrução da bexiga, mas esta é a primeira vez que um procedimento deste tipo é desenvolvido para o seio. “Esperamos que a técnica possa ser usada em outros órgãos utilizando o mesmo princípio – uma cavidade que protege e contém células enquanto elas crescem e restauram sua função normal” afirma Marzella. “Este é um grande passo para a medicina e cirurgias de reconstrução”, diz. Atualmente, as técnicas utilizadas para a reconstrução das mamas após a mastectomia são arriscadas e complexas. Um dos métodos mais comuns usa músculos, gordura e pele do corpo da paciente para reformar o seio retirado. A cirurgia requer até um ano de recuperação e geralmente causa desconforto nas áreas de onde o músculo foi retirado, geralmente no abdome. A opção de implantes de silicone pode causar infecções, além do risco de problemas de deslocamento do implante, que lentamente infla após alguns meses, e é diferente dos implantes usados em cirurgias cosméticas. “Certamente a nova técnica não acabará com o trauma que as pacientes sofrem com o câncer, mas poderá oferecer a elas uma alternativa e um alívio, ao saber que o seio poderá ser reconstruído”, afirma Marzella. Link da matéria original, Live Science.
Postado por
cientec
às
16:20
0
comentários
Marcadores: Ciências, Saúde, Tecnologia
sábado, 14 de novembro de 2009
Misteriosa neblina encontrada...
No último episódio da continuação de seus esforços para abarcar e entender o lado escuro da criação, astrônomos examinam minuciosamente dados de um novo satélite que revelou a existência de uma neblina misteriosa diferente das partículas de alta tensão que rodeiam o centro da Via Láctea. Ninguém sabe de onde vieram essas partículas que formam a neblina e os cinco astrônomos que publicaram seus resultados não ofereceram uma opinião formal. Existe a possibilidade das partículas serem sobras deterioradas da matéria escura que constitui 25% do universo. “Obviamente nós não estaríamos fazendo isso se não pensássemos que poderia ser matéria escura.”, afirma um dos autores da pesquisa, Douglas Finkbeiner, da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Caso seja verdade, a astronomia finalmente vai incorporar a ideia da existência do que até então era imperceptível aos olhos. A identidade desta matéria escura presumivelmente saiu do Big Bang , um dos maiores mistérios da física. Outros pesquisadores afirmam que é muito cedo para chegar a tais conclusões baseadas nos confusos sinais energéticos do centro da galáxia. “Na minha opinião, estão patinando no gelo muito fino.” disse Eliott Bloom de Stanford, membro da equipe da NASA’s Fermi Gamma-Ray Space Telescope, que gravou os sinais.
Postado por
cientec
às
07:07
0
comentários
Marcadores: Ciências
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Filhas envelhecem como as mães?...
“Se você quer saber como será sua esposa quando for idosa, então olhe sua sogra.” Agora, pesquisadores encontraram a verdade por trás do provérbio. Eles descobriram que os rostos das mães e das filhas se enrugam e se curvam no mesmo padrão que as mais velhas. A pesquisa foi realizada a partir da análise da pele e peles macias – em especial a que está em volta dos olhos – que mostraram o mesmo padrão de degeneração e perda de elasticidade. A semelhança se torna mais aparente quando a mulher alcança cerca de 30 anos, apresentaram os pesquisadores em uma conferência na Sociedade Americana de Cirurgia Plástica em Seattle, Washington. A equipe liderada por Dr. Matthew Camp, da Loma Linda University Medical Center, na Califórnia, mediram a gama de envelhecimento a partir de 10 pares de mães e filhas parecidas com idades entre 15 e 90 anos. Usando a imagem das faces feitas em uma tomografia e um computador 3D, os autores da pesquisa encontraram um padrão consistente de perda de curvatura e volume especificamente em torno dos cantos internos do olho e pálpebras mais baixas nas mães. Tanto as mães como as filhas perdiam a elasticidade e se degeneravam da mesma maneira. Normalmente, as mulheres envelhecem mais que os homens pois as características femininas são mais suscetíveis à gravidade e à perda de músculo e de elasticidade. A remoção das bolsas abaixo dos olhos e cirurgias de pálpebras são os procedimentos de cirurgia cosmética que mais crescem na Grã Bretanha, perdendo apenas para a cirurgia de seios.
Postado por
cientec
às
07:00
0
comentários
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Noites de sono insuficientes...
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CCPD) dos Estados Unidos, quase 70% dos adultos estadunidenses afirmam ter ao menos uma noite de descanso insuficiente durante o mês. Para muitos, entretanto, problemas no sono são regulares. Quase 11% das pessoas relataram que nunca dormem ou descansam suficientemente. Para investigar os hábitos de sono dos estadunidenses, o pesquisador L.R. McKnight-Eily e sua equipe analisaram dados de pesquisas realizadas em todos os estados daquele país. As respostas de 403,981 formaram o resultado final do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que menos dormem nos Estados Unidos são as mulheres negras do estado de West Virginia. Segundo os dados do estudo, 13% dos negros afirmam nunca dormir suficientemente, uma taxa muito maior que a de outros grupos étnicos. As mulheres afirmaram descansar menos que os homens: 12% delas dizem ter tempo de descanso insuficiente, enquanto 10% dos homens afirmam a mesma coisa. Já em West Virginia, 19% das pessoas afirmam esta privação de sono, enquanto o estado com melhores índices foi North Dakota, com apenas 7% de pessoas com este problema. Especialistas recomendam que adultos durmam entre 7 e 9 horas diárias para descansar o corpo plenamente. Estratégias que ajudam a ter uma noite mais tranqüila incluem ter um horário regular para o descanso, evitar atividades estimulantes até duas horas antes de dormir, diminuir a quantidade de cafeína e nicotina à noite e dormir em um lugar escuro, quieto e bem ventilado.
Postado por
cientec
às
16:53
0
comentários
Marcadores: Ciências, Comportamento, Saúde
domingo, 1 de novembro de 2009
Gaikai pode chegar ao Brasil...
O Brasil poderá ser um dos países que receberá o serviço de jogos pela internet Gaikai. O presidente da empresa, o desenvolvedor de jogos David Perry, disse em e-mail ao G1 que o país está nos planos da empresa, mas ainda não há data definida para o lançamento do serviço.
O Gaikai faz parte de uma nova tendência na indústria dos games chamada de “cloud gaming”. Nesse sistema, os jogos são processados em servidores externos e chegam ao jogador pela internet, por meio de streaming. Assim, não é necessário ter um computador potente para rodar os games, uma vez que o jogador estará controlando uma espécie de vídeo que chega pela rede. É necessário ter uma boa conexão de internet banda larga para utilizar o serviço. Os games com gráficos repletos de detalhes também poderão ser jogados em qualquer lugar, inclusive em celulares.
Perry informou que, no Brasil, o serviço utilizará data centers locais para processar os jogos. Isso resolveria problemas de lentidão na geração das imagens que o serviço de “cloud gaming” pode apresentar caso o país utilize os servidores americanos para processar os jogos. Contudo, o desenvolvedor de jogos famosos como “Earthworm jim”, “Mdk” e “Messiah” não deu previsão para que o Gaikai seja lançado no Brasil. Nos Estados Unidos, o serviço está em fase de testes e também não tem previsão de lançamento. Ao lado do Gaikai, há outras duas empresas com serviço de “cloud gaming” no mercado: o Onlive e o Otoy. Procuradas pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da Onlive não comentou um possível lançamento no Brasil e o Otoy não respondeu ao e-mail.
Postado por
cientec
às
11:46
0
comentários
Marcadores: Tecnologia, Web