Os filhos primogênitos têm quase o dobro de probabilidade de enfrentar pressão dos pais para ter um bom desempenho escolar em relação aos irmãos mais novos, sugeriu pesquisa de site sobre paternidade. A pesquisa envolveu quase dez mil mães, que responderam a perguntas formuladas pelo site Netmums.com. Entre as questões estava se as mães tinham expectativas diferentes em relação ao desempenho acadêmico dos filhos, com base em sua ordem de nascença. Cerca de 35% disseram acreditar que seu primeiro filho teria um melhor desempenho escolar, 6% disseram que isso ocorreria com o filho do meio e 15%, com o filho mais novo. Mas muitas mães disseram que acreditam que o filho mais velho seria o mais sujeito a sofrer de ansiedade ou depressão mais tarde na vida. Apenas 7% das mães disseram que o seu filho mais velho teria uma vida feliz, enquanto 35% disseram que isto aconteceria com o filho mais novo. Das mães entrevistadas, 45% disseram que acreditavam que o seu filho primogênito teria maior probabilidade de sofrer de ansiedade ou depressão, em comparação a apenas 6% que disseram que isso poderia ocorrer com o seu filho mais novo. Um total de 39% das mães consultadas disseram que elas se identificavam mais com o filho mais velho, 7% disseram que isso ocorria em relação ao filho do meio e 6%, com o caçula. A pesquisa concluiu: "Isto pode explicar porque elas têm uma expectativa maior para aquela criança e talvez seja por isso que acham justificável colocar uma pressão maior para que aquela criança seja bem sucedida. A psicóloga Tanya Byron disse: "Deu-se muita importância às dificuldades que os filhos do meio enfrentam como resultado de estarem espremidos entre os irmãos. É significativo, contudo, que esta nova pesquisa confirme a possível existência do que pode ser chamado de 'síndrome do filho mais velho' em algumas famílias." "Parece que poderia haver uma tendência para que os pais invistam mais tempo e energia em seu filho mais velho, em parte porque, como esta pesquisa mostra, os pais tendem a ver mais de si mesmos no primeiro filho e, portanto, projetam suas aspirações neles." "As evidências mostram que isto pode ter efeitos benéficos nos níveis de inteligência mas o lado negativo é que, por causa desta atenção extra, eles podem não desenvolver a atitude descontraída de seus irmãos mais novos, que podem ser criados de uma maneira mais relaxada." A fundadora do site Netmums.com, Siobhan Freegard, disse: "Esperamos que esta pesquisa mostre aos pais que eles não estão sozinhos quando adotam maus hábitos, que podem incluir colocar responsabilidade em demasia sobre seus filhos mais velhos".
terça-feira, 30 de junho de 2009
Primogênito tem maior chance de ter mais pressão sobre si
Postado por
cientec
às
10:39
0
comentários
Marcadores: Ciências, Comportamento
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Simulador ajuda médicos também
Em São Paulo, médicos recém-formados e alunos de medicina ganharam a ajuda de um aparelho de última geração para treinar procedimentos cirúrgicos. Será possível fazer treinamentos, desde técnicas de ressuscitação até cirurgias mais complexas. Por causa do custo, esses aparelhos só eram encontrados em hospitais particulares de grande porte. Agora, chegam à Santa Casa, de São Paulo, e vão beneficiar pacientes da rede pública.
No monitor, os sinais vitais do paciente apontam uma emergência: “Uma parada cardíaca. Preciso que vocês se posicionem para tratar dessa criança”, explica o médico. O boneco reage de acordo com as intervenções dos médicos. “Com exame clínico e esse monitor vocês sabem exatamente o que está acontecendo com a criança”, completa o professor.
Os equipamentos treinam os médicos que se veem diante de desafios muito parecidos com os que fazem parte do dia a dia de um hospital. Os aparelhos conseguem reproduzir de maneira muito fiel as situações que serão enfrentadas futuramente. Em um, por exemplo, o residente pode fazer uma cirurgia virtual, mas as sensações que ele vai ter são de uma operação real.
“A sensação é de extremo realismo. Você sente quando uma pinça bate na outra, quando a maquina te dá uma resistência na mão”, diz o residente César Augusto Juliano.
Aqui, o erro não oferece risco. “Ele demonstrou que estava com sangramento grave e entrou em choque. Felizmente era uma simulação. Não houve risco para ninguém”, mostra o coordenador do centro de ensino, Dércio de Campos.
Quando a técnica é menos invasiva para o paciente, exige mais habilidade. Os mais experientes garantem: essas horas diante da máquina trazem mais segurança.
“Antes o instrutor pegava na mão do residente para explicá-lo como eram os movimentos no aparelho e fazia o procedimento junto. Desse modo, o residente tem condições de chegar mais tranquilo para fazer uma endoscopia no doente”, diz Dércio de Campos.
Hoje, para poder treinar, os médicos usam animais. Um tipo de prática que é cada vez mais condenada no mundo inteiro. Por isso, equipamentos como esse da Santa Casa se tornam cada vez mais importantes. As máquinas também são capazes de transmitir sensações táteis. Ou seja, o médico sente como se estivesse tocando um paciente.
Postado por
cientec
às
23:15
0
comentários
Marcadores: Ciências, Saúde, Tecnologia
domingo, 28 de junho de 2009
Aedes aegypti - deixe que ele se mate
Controlar o mosquito amplamente responsável por infectar pessoas com o vírus da dengue não é fácil. Isso porque o inseto, o famoso Aedes aegypti, evoluiu em paralelo com os humanos, vivendo nas proximidades e se reproduzindo até mesmo nas menores concentrações de água – água da chuva numa lata jogada, por exemplo, ou o pires embaixo de um vaso de flores.
Ampliando estudos de laboratório que mostravam a capacidade de os mosquitos adultos apanharem um inseticida e transferi-lo, Gregor e seus colegas conduziram experimentos de campo em Iquitos, no Peru, usando piriproxifeno, um composto capaz de matar larvas sem causar danos a mosquitos adultos (ou a humanos, nas quantidades utilizadas).
Após uma refeição de sangue humano, uma fêmea de A. aegypti gosta de encontrar um local escuro e úmido para descansar enquanto seus ovos se desenvolvem, saindo mais tarde para encontrar água para depositá-los. Devine disse que o trabalho da equipe, descrito na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", se aproveitou dessa rotina.
Ele e sua equipe montaram “estações de disseminação”, compostas por panos úmidos e escuros impregnados com piriproxifeno, em cantos e fendas de túmulos num cemitério. Quando uma fêmea descansava no pano, suas pernas carregavam um pouco do pesticida. Esse, por sua vez, se soltava quando ela pousava numa poça de reprodução. Os pesquisadores descobriram que montar essas estações em 3% dos locais disponíveis no cemitério resultava numa cobertura de quase todos os habitats de reprodução da área imediata, numa mortalidade de até 98% das larvas de mosquito.
Postado por
cientec
às
07:00
0
comentários
sábado, 27 de junho de 2009
Bebidas com lado negativo mais comprovado ainda
Embora o uso de álcool ainda seja muito aceito e até incentivado socialmente no mundo todo, seus efeitos negativos para a saúde são, em geral, tão ruins quanto os do cigarro. Uma em cada 25 mortes no planeta podem ser atribuídas ao seu consumo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta semana na revista médica "Lancet", quantificando o impacto global da bebida sobre a saúde humana. Ainda de acordo com a pesquisa, coordenada por Jürgen Rehm, do Centro de Estudos sobre Vício e Saúde Mental de Toronto (Canadá), 5% dos anos de vida com algum tipo de de deficiência planeta afora também estão relacionados com o consumo de álcool. Quanto maior o consumo médio, maior o risco de problemas de saúde, e o efeito é ainda maior em populações pobres e marginalizadas. Os pesquisadores também avaliam que, apesar dos aparentes efeitos benéficos para a saúde ligados ao consumo constante e moderado de álcool, o saldo da bebida é muito mais negativo do que positivo, em especial entre os homens. Além de doenças diretamente relacionadas ao álcool, como problemas de fígado, alguns dos males ligados à bebida são tumores de boca, garganta, do cólon e do reto, de mama; depressão, derrames; além de acidentes de trânsito e violência, entre outros.
O consumo médio per capita no mundo é de 6,2 litros de etanol puro por ano, com valores próximos de 12 litros anuais na Europa, os campeões da bebedeira. Na antiga União Soviética o caso é o mais dramático: 15% das mortes estão associadas ao alcoolismo.
Postado por
cientec
às
06:33
0
comentários
Camundongos cantam pra conquistar as fêmeas
Alguns anos atrás, pesquisadores determinaram que, quando um camundongo macho está cortejando, ele produz vocalizações ultrassônicas de uma elaborada estrutura, similar às canções dos pássaros. O que não se sabia era se os roedores cantavam por objetivos similares – marcar território e atrair fêmeas.
Kurt Hammerschmidt, do Centro Primata Alemão em Goettingen, e colegas ofereceram uma resposta parcial a essa pergunta. Num artigo publicado na revista "Biology Letters", eles relatam que as canções de camundongos machos definitivamente geram interesse no sexo oposto.
Os pesquisadores expuseram fêmeas a canções dos machos gravadas, a chamados feitos por filhotes recém-nascidos e a sons de controle. Descobriram que as fêmeas reagiam somente às canções dos machos, aproximando-se da fonte do som. Entretanto, Hammerschmidt disse haver algumas surpresas nos dados. As fêmeas se tornavam habituadas às canções muito rapidamente, e só reagiam na primeira vez em que ouviam os sons.
Segundo Hammerschmidt, isso pode acontecer porque as canções são importantes apenas quando os machos estão próximos. Assim, se uma fêmea escuta a canção, mas não enxerga realmente um parceiro, ela pode perder o interesse.
Postado por
cientec
às
06:20
0
comentários
Marcadores: Ciências, Comportamento
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Michael Jackson na lista dos mais baixados e comprados
Menos de 24 horas após a morte de Michael Jackson, centenas de milhares de internautas já haviam baixado um ou mais álbuns do rei do pop no BitTorrent, de acordo com informações do site "TorrentFreak". Até o início da tarde desta sexta-feira (26), álbuns e compilações do Rei do Pop ocupavam os cinco primeiros lugares da lista de arquivos mais buscados na seção de música do site Mininova, maior indexador de torrents. Além disso, obras de Michael Jackson figuram em 10 dos 14 itens mais baixados no site. No topo da lista está "Michael Jackson Greatest Hits", seguido por "The Jackson 5", "King of Pop" (edição especial britânica com 3 CDs), "The Essential" (álbum duplo) e "History". E assim como nos sites de busca e informação, nas páginas de torrents o nome "Michael Jackson" é o mais procurado. A nuvem da Mininova está cheia de itens pesquisados relacionados a Michael Jackson, mostrando que muitos fãs estão buscando completar suas coleções do astro. Já no no portal Last.fm, 42 mil canções de Michael Jackson foram reproduzidas num intervalo de duas horas, segundo informou a revista "Rolling Stone".Ainda de acordo com o "TorrentFreak", há rumores de que o astro tenha deixado pelo menos 100 faixas inéditas gravadas. Com a morte de Michael Jackson, esse legado musical pode ficar como herança para os três filhos do cantor, que poderão optar no futuro por torná-lo público.
Na Amazon, a obra musical de Michael Jackson retornou à lista dos mais vendidos, ocupando os primeiros 15 lugares no site de vendas on-line. Assim como no iTunes, da Apple, que tem sete álbuns de Jackson na lista dos 10 mais.
Postado por
cientec
às
18:02
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Web
Google e Twitter caem
As buscas no Google cresceram tanto, e em espaço de tempo tão curto, que a empresa achou que estava sendo vítima de um ataque, disse Gabriel Stricker, porta-voz da empresa, em entrevista à BBC.
Por aproximadamente 30 minutos, usuários que buscavam por "Michael Jackson" recebiam uma mensagem de erro alertando que o termo era "muito semelhante a requisições automatizadas" realizadas por vírus e softwares espiões.
No Twitter, serviço em que o internauta compartilha mensagens de até 140 caracteres com uma lista de seguidores, o número de publicações duplicou no momento em que a notícia da morte de Jackson foi divulgada.
Biz Stone, cofundador do Twitter, disse ao "Los Angeles Times" que esse pico de atividade foi o maior da história do serviço desde as eleições norte-americanas, em 2008. Foi registrada uma média de 5 mil mensagens (ou "tweets") por minuto. A sobrecarga resultou em alguns erros no sistema de busca e causou lentidão no serviço.
Ainda segundo o "Los Angeles Times", a frequência de atualizações no Facebook triplicou, mas a rede social não teve problemas técnicos.
Os primeiros golpes virtuais baseados na notícia da morte de Michael Jackson começaram a circular cerca de 8 horas depois da divulgação das informações, segundo reportagem do "The Register".
A empresa de segurança Sophos identificou um spam que prometia mais detalhes sobre a morte do astro, mas, na verdade, era projetado para atacar os endereços de e-mail da vítima.
Segundo a Sophos, o e-mail não tem anexos, nem links. Se o usuário responder à mensagem, porém, o golpista consegue ter acesso ao catálogo de endereços da vítima. A recomendação dos especialistas é que e-mails suspeitos sejam deletados.
Postado por
cientec
às
17:51
0
comentários
Marcadores: Tecnologia, Web
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Oceano salgado em lua de Saturno
Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam nesta quarta (24) a descoberta na revista "Nature". O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias, afirmam.
Jürgen Schmidt, da Universidade de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da Universidade de Leicester, chegaram a essa conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás e as minúsculas partículas de gelo lançados do polo sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço. A sonda Cassini descobriu os jatos em 2005 durante observações de Saturno.
Com a ajuda da Universidade de Heidelberg e do Instituto Max Planck de Física Nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica da Cassini. Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado a grande profundidade".
O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra. Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.
Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua se trata de um oceano salgado.
Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no Sistema Wolar no qual ocorrem erupções de pó e vapor, e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água.
Postado por
cientec
às
06:35
0
comentários
Marcadores: Ciências
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Comando militar especial para combater hackers
O Pentágono criou um novo comando militar encarregado de reagir a ataques de hackers e realizar operações no ciberespaço, anunciou o porta-voz do departamento, Bryan Whitman.
Segundo ele, este comando será operacional já a partir do outono no Hemisfério Norte. Ele citou um recente relatório da Casa Branca, segundo o qual "os riscos ligados à cibersegurança estão entre os desafios econômicos e de segurança nacional mais sérios do século XXI".
Segundo o Pentágono, a guerra cibernética faz parte das prioridades de Pequim, uma vez que numerosas interferências na rede de computadores do governo americano e de outros países "parecem vindos" da China.
De acordo com a imprensa americana, hackers conseguiram entrar no mais caro programa de armamento do Pentágono, o projeto de aviões de caça F-35, sem conseguir, no entanto, acesso a informações privilegiadas.
O secretário americano de Defesa, Robert Gates, recomendou recentemente que o Pentágono formasse 250 ciberexperts por ano, em vez dos 80 atuais.
Postado por
cientec
às
06:30
0
comentários
Marcadores: Tecnologia, Web
terça-feira, 23 de junho de 2009
Energia eólica já é o suficiente
O vento pode suprir as necessidades energéticas do mundo, segundo estudo publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)". A notícia é um bom presságio para os defensores das fontes limpas de energia. A matriz eólica, como a solar, suscita esperanças na luta contra o aquecimento global. No Brasil, se os cálculos do estudo estiverem certos, só os aerogeradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no País. Para os aerogeradores marítimos, a proporção seria de cerca de três vezes as necessidades brasileiras. Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e do Centro de Pesquisa Técnica VTT, da Finlândia, determinaram a energia que poderia ser produzida em cada turbina eólica com base na velocidade local do vento, na densidade do ar, no possível espaçamento dos aerogeradores e no tamanho das hélices. Os cientistas também consideraram áreas no mar. Os aerogeradores implantados em terra firme conseguiriam produzir o equivalente a 40 vezes o consumo mundial de eletricidade e cerca de cinco vezes o consumo de energia em todas as suas formas. Nos Estados Unidos, por exemplo, seria possível produzir 16 vezes o consumo atual de eletricidade do país. Um dos autores do estudo, Michael McElroy, da Universidade Harvard, considera essencial um esforço global para viabilizar o uso da energia eólica em todo o mundo. “Também seria necessário reformar o sistema de distribuição de eletricidade atual”, aponta McElroy. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ênio Bueno, especialista em energia eólica, pondera que o estudo leva em conta apenas o potencial de aproveitamento dos ventos para geração de energia. “Seria preciso considerar também a viabilidade técnica em cada local e a viabilidade financeira”, aponta. “Isso reduz muito a previsão dos pesquisadores.” Estudo dos técnicos do Inpe, em janeiro, mostra que os ventos brasileiros podem atender mais de 60% do consumo nacional de energia de forma competitiva. Com o barateamento progressivo da tecnologia, o porcentual deve aumentar. Atualmente, menos de 1% da energia consumida no país é gerada por vento.
Postado por
cientec
às
13:24
0
comentários
Marcadores: Meio-ambiente, Tecnologia
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Ritalina sem prescrição médica
Médicos alertam para o aumento no número de pessoas que fazem uso de medicamento restritos de maneira indevida para "turbinar" o funcionamento do cérebro. O estudante Rafael Marshall tem fama de "desligado". Por isso, mesmo sem um diagnóstico de déficit de atenção, experimentou o medicamento ritalina. "Como teste, eu usei um pouco antes de jogar bola e vi que, porque é um esporte de concentração, de percepção, ajuda", diz. O laboratório Novartis, que produz a ritalina, repudia o uso indevido do remédio e recomenda que ele só deve ser tomado de acordo com as indicações da bula e com prescrição médica. A Ritalina é feita a base de metilfenidato, uma substância estimulante prescrita para pessoas com distúrbio de atenção. O medicamento ajuda a aumentar os níveis de concentração. A quantidade de pessoas sem problemas neurológicos ou psiquiátricos que procuram a droga para "turbinar" o cérebro é impressionante, segundo especialistas. "Elas querem ser melhores ainda no ponto de vista competitivo, junto dos seus objetivos de concurso, de trabalho em que estão envolvidas", diz o neurologista Ricardo Teixeira Afonso. Segundo os médicos, não há comprovação científica de que a ritalina realmente traga benefícios para quem não tem déficit de atenção. Eles alertam que usar esse remédio, que é controlado, para uma doença que não existe pode provocar até alucinações. "São medicações fortes, elas podem, sim, ter efeitos colaterais graves. Então isso tem de ser pensado, não é à toa que ela é tarja preta. Isso tem um fundamento. Porque é uma medicação forte, ela tem de ser usada sob indicação", diz o psiquiatra Rafael Boechat.
Postado por
cientec
às
06:35
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Saúde
domingo, 21 de junho de 2009
Microsoft anuncia "Microsoft Security Essentials"
A Microsoft anunciou que uma versão beta do serviço gratuito de segurança para computadores Microsoft Security Essentials será liberada a partir da próxima terça-feira, 23 de junho. Já a versão final do produto deverá chegar ao mercado até o fim deste ano, no que pode ser o maior desafio já enfrentado pelo setor de software antivírus, que movimenta bilhões de dólares anuais. O novo produto da Microsoft oferece proteção contra diversos tipos de softwares maliciosos, como vírus, spyware, cavalos de Tróia e rootkits. Caso a varredura do programa detecte um arquivo suspeito que ainda não esteja registrado como malware, o software alerta os pesquisadores da empresa para que façam mais análises. O lançamento gratuito surge depois de um esforço frustrado para vender um pacote de software de segurança chamado Live OneCare, que a Microsoft lançou há três anos, mas que a empresa anunciou que pretende tirar do mercado em novembro. Especialistas do setor que realizaram testes prévios do Security Essentials dizem que seus recursos e qualidade se equiparam aos produtos antivírus da Symantec, McAfee e Trend Micro, cujo uso custa cerca de US$ 40 (cerca de R$ 80) anuais. "A notícia é boa para os consumidores e ruim para os concorrentes", disse Roger Kay, analista do setor de computadores na Endpoint Technologies Associates. As empresas de segurança, no entanto, minimizaram a ameaça da Microsoft. Executivos da Symantec e da McAfee desconsideram o esforço da empresa como uma alternativa menos eficiente à proteção plena que oferecem com seus pacotes de segurança mais vendidos.
A oferta da Microsoft combate apenas software malignos, enquanto os produtos mais procurados de seus concorrentes no segmento de segurança incorporam outros recursos, como cifragem, firewall, backup de dados e controles de conteúdo.
Mesmo assim, Rob Enderle, analista do Enderle Group que acompanha de perto o setor, disse que os consumidores não precisam de todos esses recursos.
"Se houver um produto bom o bastante distribuído de graça, como justificar pagar mais?", questionou.
Postado por
cientec
às
08:25
0
comentários
Marcadores: Tecnologia, Web
TV Vs Crianças e adultos
Conversas entre crianças e seus responsáveis diminuem consideravelmente quando uma televisão está ligada por perto, mesmo quando ninguém parece assisti-la, afirma um novo estudo. Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de equipar crianças com pequenos gravadores de fita que registravam tudo que elas diziam e ouviam no dia-a-dia.
O estudo, liderado pelo Dr. Dimitri A. Christakis, da faculdade de medicina da Universidade de Washington e do Instituto de Pesquisas Infantil de Seattle, pode ajudar a explicar por que a exposição precoce à televisão tem sido associada a retardos de linguagem e cognitivos, disseram os pesquisadores. O estudo aparece no "The Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine".
Para o estudo, mais de 300 crianças, com idades entre dois e 48 meses, usaram os gravadores durante um dia inteiro, uma vez por mês, por quase dois anos. Depois, um programa analisou as gravações. Para cada hora de televisão ligada, descobriram os pesquisadores, as crianças, em média, ouviram 770 menos palavras de um adulto – uma diminuição de 7%. Elas próprias também falaram menos.
"Algumas dessas reduções provavelmente se devem ao fato de que a criança é deixada diante da televisão", disse o estudo, "mas outras provavelmente refletem situações nas quais adultos, apesar de presentes, são distraídos pela tela e não interagem com a criança de uma forma perceptível".
Postado por
cientec
às
08:15
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Tecnologia
sábado, 20 de junho de 2009
Escadas para um mundo mais saudável
Subir escadas é uma forma conhecida de ajudar a manter a forma. Porém, muitas escadarias não se prestam a serem subidas. Elas ficam escondidas em lugares difíceis de achar, com pouca iluminação e atratividade. Agora, pesquisadores estão pedindo a projetistas que repensem sua abordagem em relação às escadas – incluindo até o uso de música – para motivar as pessoas a usá-las com mais frequência.
Pesquisadores afirmaram que até mesmo um aumento moderado do uso de escadas poderia ter um papel fundamental e contribuir para resolver o problema de excesso de peso do país. O principal autor do artigo, que diz isso, é Dr. Ishak A. Mansi, da Louisiana State University. Sua esposa, Nardine Mansi, arquiteta, é a co-autora.
Os autores apontaram várias características do design de escadas que desmotivam seu uso regular. Para começar, disseram eles, as escadas são geralmente vistas quase sempre como uma forma de escapar do prédio em caso de incêndio. Devido às normas de segurança, disse o artigo, elas tendem a ter portas pesadas e nenhum carpete. Além disso, não são climatizadas.
Em vez disso, disseram os autores, as escadas deveriam ser transformadas em um elemento central de novos prédios e projetadas para atrair pessoas. Mesmo em edifícios já existentes, disseram os autores, melhorias podem ser realizadas.
Em um estudo, disse o artigo, pesquisadores observaram o aumento do uso das escadas em um local de trabalho ao acrescentar carpete no ambiente. Eles também pintaram as paredes, penduraram obras de arte e colocaram música no vão da escada. Além disso, colocaram sinalizações motivadoras, incentivando as pessoas a preferir a escada.
Postado por
cientec
às
13:48
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Saúde
"Cola" na escola e as novas tecnologias
Segundo relatório apresentado pela companhia, mais de 38% dos jovens dizem que já copiaram conteúdo de internet, apresentando-o como seu próprio trabalho, enquanto 21% admitiram ter baixado trabalhos encontrados na web para transformá-los em seus próprios. Cerca de 65% dizem ainda já terem visto outros estudantes colarem nas provas com a ajuda de celulares.
Muitos adolescentes nem mesmo consideram errado este tipo de comportamento, segundo a sondagem. Entre os entrevistados, 36% avaliam que o download de um trabalho encontrado na internet não foi um crime grave; e 42% acreditam, inclusive, que copiar textos da web não é nem ofensivo, nem mesmo 'cola'. Além disso, 22% dos estudantes não acham que a leitura de notas dispostas na tela de um celular durante um teste seja 'cola'.
"Os celulares e a internet têm sido verdadeiros geradores de mudança para a educação, abrindo muitos caminhos para a colaboração, a criação e a comunicação", disse James Steyer, fundador e diretor-executivo da Common Sense Media, à reportagem do site "CNet". "Mas, como esta pesquisa revela, a consequência não intencional destas tecnologias tão versáteis é tornar a 'cola' mais fácil".
Os pais também mostram uma certa ingenuidade, ao considerar que apesar de outras crianças colarem, seus filhos não fazem o mesmo. De acordo com a pesquisa, 92% dos pais acreditam que aconteça cola pelo celular na escola de seus filhos, mas apenas 3% consideram que os seus próprios filhos tenham usado o aparelho móvel para tal. Além disso, 79% dos pais dizem que as crianças baixam trabalhos da internet para apresentá-los como sendo de sua própria autoria, mas apenas 7% consideram que seus próprios filhos já tenham feito isso.
Postado por
cientec
às
13:38
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Educação, Tecnologia
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Células-tronco a partir de trompas de Falópio
Pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP e de mais duas instituições de São Paulo conseguiram obter células-tronco adultas a partir das trompas de Falópio, ou tubas uterinas -- o canal que conduz os óvulos para o útero após a fecundação. O estudo aponta mais uma possível fonte para essas células, que já apresentaram resultados animadores no tratamento experimental de uma série de doenças no Brasil. A pesquisa, assinada por Tatiana Jazedje e colegas e publicada na revista científica de acesso livre "Journal of Translational Medicine". Os cientistas chegaram às células examinando o material obtido de seis mulheres que passaram por cirurgias de remoção de útero ou de "ligação de trompas" (muito usada como método anticoncepcional). No artigo, os pesquisadores explicam a lógica de tentar achar células-tronco (capazes de assumir a função de vários tecidos e, portanto, com potencial para regenerar órgãos) nos restos dessas operações. Assim como o útero, as trompas de Falópio passam por mudanças constantes, ligadas ao ciclo reprodutivo das mulheres, de forma a manter a viabilidade dos óvulos e dos espermatozoides e facilitar o surgimento de um novo bebê. Isso exige uma regeneração constante das células no local, o que poderia indicar a presença de células-tronco, cuja principal característica é justamente a capacidade de se autorrenovar, junto com a habilidade de se transformar em outros tipos celulares. A extração e purificação de células das amostras revelaram que essa dica estava absolutamente correta. De fato, as trompas abrigam uma população das chamadas células-tronco adultas mesenquimais, obtidas antes em regiões do corpo como a medula óssea, o cordão umbilical, a polpa dentária e outros. Pelo que se sabe até agora, tais células não são tão potentes quanto as células-tronco embrionárias, as quais podem se transformar em quase qualquer tecido. Mas, mesmo com sua atuação mais limitada, elas podem ser bastante úteis. A equipe da USP conseguiu "transformar" as células-tronco adultas mesenquimais das trompas em células de osso, músculo, cartilagem e gordura. Os pesquisadores argumentam que as células-tronco das trompas podem ser mais uma fonte alternativa para a terapia celular, transformando-as em ferramentas para reconstruir ossos, músculos e cartilagens com lesões, por exemplo.
Postado por
cientec
às
22:24
0
comentários
Marcadores: Ciências, Saúde, Tecnologia
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Tradução de textos da internet para braile em tempo real
Pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, desenvolveram um sistema para facilitar o acesso de deficientes visuais à internet.O projeto consiste em um dispositivo capaz de transformar, em tempo real, o conteúdo da web em diferentes sinais do alfabeto braille, que se elevam e abaixam na superfície de um console.De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, o protótipo da novidade será finalizado ainda no final deste mês. Por isso, ainda não há imagens de divulgação de como funciona o sistema. Na prática, a novidade seria uma superfície “viva”, que traduziria as informações exibidas na tela do computador para pontos em relevo do alfabeto braille.Com o dispositivo, um deficiente visual poderia acessar textos disponibilizados na internet sem a necessidade de impressoras especiais. Outro benefício é o fato de as informações serem oferecidas no tempo real do acesso à web, segundo a agência Fapesp (ligada à fundação que apoia o projeto).“O dispositivo poderá contribuir para ampliar as possibilidades de trabalho de deficientes visuais em todas as atividades que empregam computadores pessoais”, disse José Márcio Machado, coordenador do projeto “desenvolvimento de um dispositivo anagliptográfico para inclusão digital de deficientes visuais”.Machado, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, ressalta que o dispositivo não converte arquivos de texto em áudio, como já fazem outros equipamentos utilizados por deficientes visuais. Além disso, o projeto está focado nos computadores de mesa. “A miniaturização para uso em unidades portáteis, como notebooks, dependerá de desenvolvimentos e investimentos futuros”, disse Machado.Depois do desenvolvimento do hardware, os especialistas vão testar o uso do dispositivo entre seu público-alvo. Somente depois de finalizados os testes, será possível determinar custos de produção em maior escala. Segundo Machado, as tecnologias envolvidas são todas acessíveis ao parque industrial do país.
Postado por
cientec
às
06:30
0
comentários
Marcadores: Comportamento, Tecnologia
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Amazônia mais resistente do que se imaginava
Estudo da Michigan State University, nos EUA, aponta que a política brasileira de proteger as florestas com reservas é capaz de proteger a floresta das mudanças climáticas e evitar sua destruição total. No meio científico é corrente a ideia de que, se a Amazônia atingir um certo grau de desmatamento, terá alcançado um “ponto sem retorno” em que se transformará numa paisagem similar ao cerrado. O autor deste novo estudo, Robert Walker, no entanto, defende que, ao ter certas áreas protegidas, como já vem ocorrendo no Brasil, este ponto sem volta jamais seria alcançado. A Amazônia brasileira tem cerca de 37% de sua área incluída em reservas. Para o estudo, Walker trabalhou com o pior cenário: o de que toda a floresta fora destas áreas protegidas seria destruída. Ainda assim, ele chegou a resultados que apontam que o índice de chuvas dentro das áreas protegidas não cairia a ponto de modificar a vegetação das reservas. Assim, segundo o pesquisador, o limite de desmatamento “sem volta” da floresta pode estar por volta de 63%, e não 40% como é comum ver em estudos a respeito.
Postado por
cientec
às
06:30
0
comentários
Marcadores: Geografia, Meio-ambiente
terça-feira, 16 de junho de 2009
Opera cada vez mais no mercado
A Opera Software revelou o Unite, novo serviço gratuito que permite troca simples de imagens, arquivos e música de computador a computador, entre usuários da internet.
A transferência direta de arquivos entre computadores pessoais, que será parte do novo navegador da Opera, remove a necessidade de armazenamento de dados em servidores.
Tecnologias semelhantes já estavam disponíveis anteriormente para os consumidores com maior conhecimento técnico, mas requeriam baixar um software separado, pagar taxas de uso ou exigiam longos uploads de conteúdo, o que sempre limitou a aceitação desse tipo de serviço.
A Opera integrou alguns desses serviços de troca --o de fotos e mídia-- ao navegador, mas também abriu a plataforma para que os programadores interessados criem serviços próprios de compartilhamento de arquivos.
"Acreditamos que isso seja a revolução na internet. Consideramos que nossa tecnologia venha a abalar os serviços de internet em prazo de um a cinco anos", disse Phillip Gronvold, analista de produtos da Opera, à Reuters.
Postado por
cientec
às
12:33
0
comentários
Marcadores: Tecnologia, Web
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Beija-flor mais rápido que um caça
Um estudo da Universidade Berkeley, no Estado americano da Califórnia, revelou que o beija-flor macho atinge uma velocidade proporcionalmente "maior do que a de aviões caça" quando mergulha durante um voo para impressionar as fêmeas. O pesquisador americano Christopher Clark usou fêmeas de beija-flor empalhadas para induzir os pássaros a fazerem uma exibição impressionante, que ele registrou com câmeras especiais para capturar objetos em alta velocidade. As câmeras capturavam imagens de 500 quadros por segundo. As aves da espécie conhecida como Anna, que vivem no sudoeste dos Estados Unidos, atingiram velocidades que cobrem um trajeto 383 vezes o comprimento de seu corpo a cada segundo. De acordo com Clark, o espaço percorrido medido, levando-se em conta o comprimento do corpo da ave e a velocidade máxima atingida pelo animal, foi "maior do que a de um avião caça com sua câmara de combustão auxiliar ligada (o que ajuda a aumentar a velocidade) ou do ônibus espacial durante a reentrada na atmosfera". O caça pode chegar a cobrir 150 vezes a medida do seu comprimento em um segundo, e o ônibus espacial, 207 vezes. Mas os caças têm capacidade de acelerar mais e ultrapassar os beija-flores. Nos últimos estágios de seu mergulho, quando as aves abrem as asas para um voo ascendente, "a aceleração instantânea dos beija-flores é maior do que a de qualquer organismo de que se registrou previamente manobras aéreas", disse Clark. E ele atinge essa velocidade sem a ajuda de um poderoso motor de jato, acrescenta.O especialista diz que o estudo é um exemplo de como tais exibições, realizadas com a intenção de atrair uma parceira para o acasalamento, podem ser observadas para verificar os limites das habilidades dos animais. O mergulho do beija-flor da espécie Anna é mais veloz do que a do falcão peregrino, cuja velocidade máxima chega a cobrir 200 vezes o comprimento de seu corpo a cada segundo.
Postado por
cientec
às
11:58
0
comentários
Marcadores: Ciências