Imagine que você é um arbitro experiente em taekwondo, e é convidado a marcar os pontos de uma luta mostrada a você em um vídeo. A cada vez que o vídeo lhe é mostrado o lutador está com a cor da roupa oposta a que estava antes (no caso vermelho e azul). Será que a cor da roupa faria diferença em seu juizo? Como é juiz experiente, além de imparcial, não faz diferença para você.
No entanto,uma pesquisa mostra que normalmente faria. No ano passado, psicólogos da Universidade de Münster, na Alemanha, mostraram vídeos de ataques a 42 árbitros experientes. Em seguida, mostrou o mesmo vídeo, de modo que as cores da roupa foram digitalmente trocadas. O resultado? Os concorrentes de vermelho foram premiados com uma média de 13 por cento mais pontos do que quando eles estavam vestidos de azul. "Se um concorrente é forte e outro fraco, não vai mudar o resultado da luta", diz Norbert Hagemann, que liderou o estudo.
A influência das cores no sucesso desportivo foi descoberto pela primeira vez há alguns anos atrás, quando os antropólogos evolucionários Russell Hill e Robert Barton, da Universidade Durham, Reino Unido, estavam procurando alguma maneira de testar a idéia que as cores influenciam o comportamento humano. Os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 foram chegando, e ficou claro para eles que, em algumas modalidades olímpicas de combate - boxe, taekwondo, luta greco-romana e luta livre - aos concorrentes são distribuídos aleatoriamente um kit vermelho ou azul. "Nós percebemos que se tratava de um experimento, e estávamos prontos para estudar os efeitos da cor no resultado da partida", diz Barton.
Quando analisados os resultados, eles descobriram que a cor da roupa parece ter influenciado o resultado, com quase 55 por cento dos combates vencidos pelo atleta de vermelho. "Deveria ter sido mais ou menos 50 por cento, vermelho, azul 50 por cento, e este foi um desvio estatisticamente significativo", diz Barton. Barton ainda disse que se você é um lixo, e não tem habilidades, você não irá parar de perder, mas se a luta for entre pessoas com habilidades simétricas, a balança pode pender para o de vermelho.
0 comentários:
Postar um comentário