Uma grande cidade pode ser bem caótica, mas no final do dia tudo está onde deveria estar, mesmo com um desgaste maior do que o normal. Soa um pouco parecido com o seu cérebro?
O neurobiólogo Mark Changizi vê semelhanças reais entre os dois.
Changizi e colegas propõem que as cidades e cérebros estão organizados da mesma forma. É tudo motivado pela necessidade de organização e eficiência, dizem os pesquisadores.
"Ao longo do tempo a seleção natural tem guiado passivamente a evolução do cérebro de mamíferos, assim como políticos e empresários moldaram, indiretamente, a organização das grandes e pequenas cidades", disse Changizi, professor assistente no Instituto Politécnico Rensselaer
Ao fazer as contas, os investigadores encontraram "leis de escala" para cérebros e cidades em várias medidas. Por exemplo, quando a superfície de um cérebro ou uma cidade cresce, o número de conectores (neurônios ou rodovias) cresceu a uma taxa semelhante para cada um. Da mesma forma, uma grande cidade precisa de mais saídas de estrada na mesma proporção, como um grande cérebro precisa de mais sinapses, as coisas que conectam os neurônios.
"Quanto a ampliação em tamanho e função, ambas as cidades e cérebros parecem seguir semelhantes leis empíricas", diz ele. "Eles têm de manter um nível fixo de conexão, independente do tamanho físico do cérebro ou da cidade, a fim de funcionar corretamente."
0 comentários:
Postar um comentário